domingo, 17 de outubro de 2010

Mãos na massa!

Mais experimentos para se fazer:


Quantidade de oxigênio
Você está careca de saber que o oxigênio é essencial para a vida da maioria dos seres vivos. Mas desconfia que esse gás representa uma parcela muito pequena do ar atmosférico? Com um experimento simples, você pode medir a quantidade de oxigênio presente no ar. Vamos tentar?


Você vai precisar de:
- um pote ou uma garrafa de vidro;
- um pedaço pequeno de vela;
- um prato fundo com água.


Modo de fazer:
Depois de encher o prato com água, peça a ajuda de um adulto para acender a vela e deixe que ela flutue na água. Então, cubra cuidadosamente a vela com o pote (ou a garrafa, ou até mesmo um copo) e solte. A vela irá continuar acesa durante alguns segundos e logo se apagará. Então, você verá que o nível de água dentro do pote (ou da garrafa) vai subir. Hããã?!


Como isso aconteceu?
O ar que respiramos é uma mistura de muitos gases, principalmente de um gás chamado nitrogênio e outro, oxigênio (que é tão importante para a nossa respiração). O fogo precisa do oxigênio para ocorrer. Na combustão, o oxigênio se combina com o combustível (no caso, a parafina da vela) formando outros dois compostos: água e um gás conhecido como gás carbônico. Já o nitrogênio continua lá, como se nada tivesse acontecido. E daí? Acontece que uma parte do oxigênio foi parar nessa água que foi criada com a combustão. Portanto, o novo gás, o gás carbônico, só ocupa uma parte do que era ocupado pelo ar. Com isso, a pressão dentro do copo diminui e entra mais água nele (empurrada pela pressão da atmosfera). Se todo o ar fosse composto de oxigênio, entraria muita água no copo. Mas como a atmosfera só tem um quinto de oxigênio (ou seja, quatro partes em cinco são de gás carbônico), apenas pouca água entra no copo.


Observação: para ver que a combustão dá origem à água, basta fazer um experimento parecido com este, mas sem colocar nada de água no prato. Quando você colocar o pote por cima da vela e esta apagar, verá que o pote ficará embaçado. É justamente a água criada na combustão!


Suco que muda de cor:


Você vai precisar de:
- Repolho roxo
- Liquidificador
- Coador
- Colher
- Água
- Cinco copos transparentes
- Limão
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio (à venda em farmácias)
- Sabão em pó


Modo de fazer
1. Com a ajuda de um adulto, coloque, no liquidificador, uma folha de repolho, um litro de água e bata bem.
2. Coe o suco e o divida entre os copos.
3. Não faça nada com o primeiro copo. No segundo, esprema o limão e pingue algumas gotas até notar alguma diferença. No terceiro, acrescente sabão em pó; no quarto, vinagre; no quinto, bicarbonato de sódio. Sempre mexa com uma colher.


O que aconteceu?
Com a adição do limão e do vinagre, o suco de repolho, que era roxo, ficou rosa. Com o sabão em pó ou o bicarbonato de sódio, no entanto, ele ficou esverdeado.


Por quê?
Muitas plantas, como o repolho roxo, possuem substâncias que têm cor. Elas, porém, mudam sua coloração ao entrarem em contato com substâncias que são ácidas ou, ao contrário, básicas. O suco de limão e o vinagre, por exemplo, contêm ácidos: o primeiro o ácido cítrico e o ácido ascórbico (vitamina C), enquanto o segundo, ácido acético (vinagre). Os produtos de limpeza, como o sabão em pó e o bicarbonato, por sua vez, são, em geral, básicos, pois as substâncias desse tipo ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira.


Atenção!!! O suco é só para observar, e não para beber!


Fio de náilon atravessando um cubo de gelo sem cortá-lo:


Você só precisa ter à mão:
- uma barra de gelo (que você pode fazer congelando água dentro de um pequeno pote de manteiga);
- 50 centímetros de fio de náilon (o que tem 0,35 milímetros de espessura é o ideal);
- duas garrafas plásticas de refrigerante (2 litros) cheias de água.


Amarre uma garrafa em cada ponta do fio de náilon. Em seguida, pegue a barra de gelo e coloque-a numa fenda (pode ser entre duas cadeiras, por exemplo). Depois, passe o fio pela fenda, de forma que as garrafas fiquem penduradas, uma de cada lado da barra. Por fim, observe.


Aos poucos, o fio vai entrando no gelo até atravessá-lo por completo, sem cortá-lo! Como isso é possível?


Veja: quando aumentamos a pressão sobre o gelo, ele derrete. E o fio de náilon que tem as garrafas penduradas exerce uma grande pressão sobre o gelo na parte em que ele se apóia. Nessa parte de contato, o gelo derrete e o fio desce até encontrar gelo novamente. A pequena parte de água líquida que fica acima do fio, torna-se livre do peso dele e volta a congelar porque sua temperatura permanece abaixo de zero e não está mais sob pressão alta, mas à pressão normal -- condições propícias para a água virar gelo.


Essa mesma propriedade do gelo é utilizada para a patinação. Por isso os patins de gelo têm aquela lâmina fina, que exerce uma grande pressão sobre a água congelada, fazendo-a derreter na faixa de apoio. Assim, os patins deslizam com mais facilidade. Na verdade, a pessoa patina na água, e não no gelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário