Curiosidades de Química


                                     A Química do Corpo 




A ligação entre átomos, como também a quebra dessa ligação, constitui a chamada reação química. Mas não é só em laboratório que podemos vivenciar essas reações, elas acontecem o tempo inteiro e em toda a parte, inclusive em nosso próprio corpo. 
Quer dizer que neste exato momento estão ocorrendo inúmeras reações químicas dentro de mim? É exatamente isso, as funções que nosso corpo exerce para manter nossa estrutura corporal dependem da química. Veja como: 
Quando uma ligação entre átomos é quebrada ocorre a liberação da chamada Energia Química, essa energia também pode ser absorvida durante a reação. Chegamos então ao ponto principal: a produção ou consumo de energia são decorrentes das reações químicas que acontecem no organismo. 
O crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrização de ferimentos, reconstrução celular, enfim, tudo que diz respeito à construção em nosso corpo depende das reações químicas que absorvem energia. Já na hora de suprir nosso corpo com alimentos, contamos com reações onde ocorre a liberação de energia, essa reação permite manter nosso corpo aquecido. 
Como se vê, dependemos da química até para sobrevivermos, ela mantém nosso corpo em funcionamento, faz parte de nosso metabolismo. Podemos definir metabolismo como sendo as transformações de matéria e energia presentes em seres vivos. E é graças ao metabolismo que as células crescem e se reproduzem. 
Existem outros tipos de energia como a elétrica, a mecânica ou a térmica, mas o metabolismo só utiliza a energia química.



A Química da Tatuagem

Sulfeto de Mercúrio: pigmentação preta.

Os elementos da Família B da tabela são denominados Elementos de transição e é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para muitos fins, como por exemplo, fabricar vidros coloridos. 
As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. 

A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxílio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores específicas estão relacionados a seguir:



Pigmento                                                                              Cor  
Sais de cádmio ....................................................... Amarelo ou vermelho
Sais de crômio ....................................................... Verde 

Sais de ferro ......................................................... Castanho, rosa e amarelo 
Sais de cobalto ........................................................... Azul
Sulfeto de Mercúrio ........................................................ Preto
Carbono (carvão) ....................................................... Preto 

Óxido de Titânio ......................................................... Branco




                                A Origem dos Perfumes




Quais as essências naturais?

Alcoóis e cetonas constituem uma das principais famílias olfativas empregadas na confecção de perfumes. Veja a seguir alguns exemplos de substâncias naturais utilizadas na obtenção de essências. 



                                             


- nome oficial: Civetona
- grupo orgânico: cetonas 
- origem: substância retirada de uma glândula do gato de algália, um felino parecido com o gambá.



                  


 - nome oficial: Linalol
- grupo orgânico: álcool
- origem: essência retirada da flor de lavanda.



 


 











-nome oficial: Carvona
- grupo orgânico: cetonas
- origem: essência retirada da menta.

 
 



- nome oficial: cis-jasmona
- grupo orgânico: cetonas
- origem: essência retirada da flor de jasmim.

  














- nome oficial: Geraniol
- grupo orgânico: álcool
- origem: essência de rosas



 














- nome oficial: citral
- grupo orgânico: álcool
- origem: essência de limão





        A ‘lista de desejos’ de Robert Boyle 

Voar, viver mais e curar a distância estavam entre os projetos científicos que o cientista irlandês do século 17 esperava ver realizados no futuro.

A ‘lista de desejos’ de Robert Boyle 

Detalhe de retrato de Robert Boyle pintado por volta de 1689 por Johann Kerseboom. Medicamentos parmelhoraa memória, exaltaa imaginação e promover sono tranquilo e sonhos agradáveis estão na ‘lista dedesejos' formulada por ele há mais de 300 anos.

Se vivesse nos dias de hoje, o filósofo natural irlandês Robert Boyle (1627-1691) talvez pudesse ser visto usando algum aplicativo de geolocalização em seu iPhone enquanto aguarda a chamada de um voo na sala de embarque do aeroporto de Dublin.

As maravilhas tecnológicas do século 21 decerto encantariam Boyle, considerado um dos fundadores da química moderna – os estudantes de segundo grau o conhecem pela lei que leva o seu nome, segundo a qual o volume de um gás varia com o inverso da sua pressão.

E não é por acaso: voar como os pássaros e determinar longitudes de forma precisa – algo feito de forma instantânea com a tecnologia de GPS (sistema de posicionamento global), embutida em muitos smartphones de hoje – estavam entre os sonhos do químico e físico irlandês.

Itens como esses foram incluídos por Boyle em uma 'lista de desejos' que ele elaborou há mais de 300 anos, apresentada recentemente no blogue da Royal Society. A enumeração reúne projetos científicos que o filósofo natural – como eram chamados os cientistas naquela época – esperava ver realizados no futuro.

É interessante notar que, entre os 24 itens da lista, três séculos depois, alguns, ainda permanecem entre os anseios da humanidade, como o prolongamento da vida.

Esse desejo, é verdade, se concretizou em parte desde então. Alguém que nascesse na Inglaterra do século 17 não tinha a expectativa de viver além dos 40 anos; hoje, a esperança de vida no Reino Unido é de 79 anos – praticamente o dobro do que era na época de Boyle.
Desejos possíveis e impossíveis.
Outros desejos do irlandês refletem avanços da ciência e tecnologia desde então, como a cura de doenças por meio de transplantes e drogas para diminuir a dor. A própria “arte de voar” – desejo de número 3 da lista de Boyle – se tornou possível com aviões, asas-deltas e outros equipamentos.

A transmutação de metais – velho sonho dos alquimistas que não poderia ficar de fora da lista de Boyle – também está ao alcance da ciência de hoje. O advento dos aceleradores de partículas permitiu levar adiante as possibilidades abertas com os trabalhos pioneiros do físico britânico Ernest Rutherford (1871-1937) no início do século 20.

Mas alguns dos itens da agenda científica de Robert Boyle, para os séculos por vir, permanecem na esfera da ficção. Recuperar a juventude ainda é um desejo inalcançável, apesar dos avanços da medicina e da cirurgia plástica. O fim da necessidade de sono e a capacidade de atingir dimensões gigantescas também soam como perspectivas irreais.

A lista completa de Boyle pode ser consultada no blogue da Royal Society – a mais antiga academia de ciências do mundo, criada em 1660 (Boyle foi um de seus fundadores). O leitor que estiver em Londres pode conferir de perto o manuscrito do irlandês, que está no acervo da exposição Royal Society: 350 anos de ciência, em cartaz até 18 de novembro.

Manuscrito de Boyle
O manuscrito de Boyle com as prioridades da agenda científica para o futuro está em exposição em Londres até novembro de 2010 (foto: Royal Society)